segunda-feira, 7 de janeiro de 2008

Donnie Darko

Numa época em que os filmes mais interessantes - deixando de lado os de diretores consagrados e verdadeiros mestres, como Woody Allen, Bergman, Kubrick, entre outros - são os que são baseados em quadrinhos, fica difícil esperar que haja algo que surpreenda e nos empolgue. Mas, indicado por um amigo, assisti ao filme Donnie Darko, de Richard Kelly. O filme, lançado em 2001, é simplesmente excelente.

Tratando de temáticas complexas como viagem no tempo, desígnios de Deus, livre-arbítrio, preconceitos etc, o filme impressiona em inúmeros aspectos, mas principalmente pela qualidade da fotografia, excelente parte musical, edição impecável e roteiro muito bem escrito. Richard Kelly trata o tema da viagem do tempo de uma maneira parecida como o mesmo tema é tratado em De Volta para o Futuro. Mas, diferentemente do filme do Dr. Emmet Brown, em Donnie Darko a viagem no tempo vem para ajudar o protagonista Donnie a resolver uma questão muito importante, que impacta na vida de muitas personagens da história.


Antes de fazer qualquer análise, prefiri postar esse "resuminho". Depois num post futuro, quem sabe, cabe fazer análises mais profundas; afinal, não faz sentido analisar algo que talvez poucas (ou nenhuma) pessoas que visitam esse blogue assistiram. Caso você assista e não entenda nada da primeira vez, não se preocupe, isso é normal. O ideal é que se assista o filme uma vez para familiarizar-se com ele e, depois com mais atenção, assista-se a Donnie Darko: Director's Cut, de 2004. Nesta versão há algumas cenas e trechos incluídos que ajudam - MUITO - a explicar o filme.


Vale ressaltar que Jack Gyllenhaal tem uma interpretação incrível no papel principal do filme. Alguns outros nomes bem conhecidos compõem a trama, tais como Drew Barrymore e Patrick Swayze.


Abraços.

4 comentários:

Fabrício disse...

Sinceramente, nunca tinha ouvido falar desse filme! Engraçado é que com os atores que possui, esse filme deveria ter sido uma boa bilheteria...

Mas, de qualquer forma, fica a dica!

Abraço!

Gus disse...

Também nunca ouvi falar desse filme. Mas parece ser uma boa indicação!

É legal ver que você voltou a escrever. Não perca o hábito.
Abraços

Anônimo disse...

Vi apenas aquelas cenas finais (o que tornou tudo ainda mais sem sentido para mim) e pretendo assisti-lo em breve. A propósito, o boêmio foi dormir mais cedo?

Abraços!

Shamir disse...

doidera rapah!

esse eu nao conhecia nao e jah to indo atras.

e eh isso aih, manter blog em atividade

abraço!